10 dicas para a prevenção de acidentes com os olhos

Algumas lesões, mesmo pequenas, podem gerar danos irreversíveis à sua visão. Na maioria das vezes, os acidentes acontecem por pequenos descuidos com objetos pontiguados, na falta de uso de equipamentos de proteção quando o trabalho exige ou o manuseio incorreto de produtos químicos. Quando, por um descuido, esses acidentes ocorrem, algumas medidas devem ser tomadas e a procura por atendimento oftalmológico deve ser urgente.

Mas como previnir e evitar acidentes com os olhos? Selecionamos 10 dicas importantes sobre casos comuns para o seu dia-a-dia:

1. Quando você estiver cozinhando, mantenha sempre o cabo da panela virado para dentro do fogão para evitar um esbarrão, e mantenha a penela sempre tampada, pois o líquido quente pode respingar e causar queimaduras nos olhos.

2. Os produtos de limpeza devem ser mantidos sempre longe do alcance de crianças, evitando-se guardá-los nas prateleiras mais baixas de armários ou sob a pia, porque eles podem causar queimaduras químicas se entrarem em contato com os olhos. O mesmo cuidado se aplica a medicamentos.

3. Objetos pontiagudos, como facas, garfos e tesouras com pontas representam risco de perfuração ocular. Mantenha as crianças longe deles e ao manuseá-los, tome cuidado.

4. Plantas pontiagudas e espinhosas podem ferir os olhos. Aquelas que soltam líquido leitoso podem causar irritações.

5. Se você estiver fumando, não o faça próximo a crianças pequenas. Ao pegá-las no colo ou movimentar o braço, elas podem sofrer queimadura ocular.

6. Oriente as crianças sobre o cuidado ao brincar com animais, que podem bicar, arranhar ou morder a região os olhos. Lavar as mãos após as brincadeiras com eles também é fundamental, já que as fezes de alguns animais, especialmente gatos e aves, podem transmitir toxoplasmose, doença que provoca inflamação nos olhos.

7. Ao praticar esportes aquáticos, use óculos de proteção, pois germes e produtos químicos presentes na água podem causar irritações e inflamações nos olhos.

8. Evite coçar os olhos repetidamente, pois o hábito pode facilitar o aparecimento de infecções.

9. O cinto de segurança é capaz de evitar perfurações nos olhos em caso de acidentes. Não abra mão dele.

10. Acidentes com os olhos em local de trabalho são ocasionados por falta de proteção eficiente, iluminação ou ventilação inadequadas e imprudência no manuseio de equipamentos ou materiais com potencial de risco para os olhos. Previna-se de acidentes usando equipamento de proteção adequado à sua atividade e não exponha os olhos às ameaças encontradas em seu ambiente de trabalho.

Lembre-se que a prevenção é o melhor remédio para evitar acidentes com os olhos.

Agendamento de consulta via WhatsApp

(85) 98844-4945

Emergência e Urgência

Todos os Direitos Reservados © Oftalmoclinica 13 de Maio
Clinica Dr. José Nilson S/C Ltda | CNPJ: 12.209.664/0001-44
Av. 13 de Maio, 1806 – Fátima - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3243-4477 / (85) 3206.3000 CEP: 60.040-531 – Fortaleza - Ceará - Brasil