O que é a Catarata?

Para uma visão perfeita, sabe-se que a imagem, ao penetrar no globo ocular, deve atravessar várias estruturas até atingir seu destino final. O cristalino apresenta importante função, por ser uma lente altamente transparente e com grande poder de convergência (poder de foco) da imagem sobre a retina.Quando ocorre qualquer opacificação no cristalino, a luz chega à retina de forma distorcida e borrada, determinando alteraçôes da visão.

 A catarata é um processo onde ocorre a opacificação do cristalino, podendo ocorrer de forma difusa ou em determinadas áreas. Em sua fase inicial, pode não provocar sintomas. Porém, com o decorrer do tempo essa opacidade vai tornando-se mais intensa, piorando a quantidade e a qualidade da visão.

Sintomas

O seu principal sintoma é a baixa visual tanto para longe quanto para perto. Porém, dependendo do tipo de catarata, podem haver outras queixas como halos luminosos, diminuição da sensibilidade ao contraste e ofuscamento. É importante salientar que a catarata não causa cegueira irreversível, isto é, o déficit visual ocasionado poderá ser recuperado com o tratamento adequado.

Causas

A catarata pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, da criança ao idoso. Na maioria das vezes, acomete indivíduos com mais de 60 anos; devido ao processo natural do envelhecimento. Por outro lado, a catarata em pessoas jovens costuma estar associada a causas específicas como por exemplo:Medicações como corticóides trauma ocular doenças do metabolismo e nutricionais como diabetes juvenil inflamações oculares como uveítes congênita geralmente quando a mãe tem doenças durante a gravidez (toxoplasmose, sarampo, rubéola, sífilis, entre outras) ou associada a malformações congênitas.

Tratamento

O tratamento da catarata está fundamentado na sua remoção microcirúrgica (facectomia). Atualmente não existem medicações, cuja ação tenha sido comprovada cientificamente, que previnam a formaçao, retardem a evolução, ou mesmo eliminem a catarata. A microcirurgia é o único tratamento

Fonte: Catarata Germana

Agendamento de consulta via WhatsApp

(85) 98844-4945

Emergência e Urgência

Todos os Direitos Reservados © Oftalmoclinica 13 de Maio
Clinica Dr. José Nilson S/C Ltda | CNPJ: 12.209.664/0001-44
Av. 13 de Maio, 1806 – Fátima - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3243-4477 / (85) 3206.3000 CEP: 60.040-531 – Fortaleza - Ceará - Brasil