Como funciona o olho humano?

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho.

Leia mais...

O que é conjutivite alérgica?

A conjuntivite alérgica é comum na época da primavera por causa da maior quantidade de pólen no ar. O tempo mais seco também aumenta a quantidade de pó e ácaros do ar, que não só podem desenvolver a conjuntivite alérgica como também outras reações alérgicas como a rinite.

Leia mais...

No verão, cuidados com os olhos devem ser redobrados

Muito sol, piscina e protetor solar: estes são alguns dos ingredientes mais comuns em um verão com altas temperaturas. Apesar de tudo isso também significar muita diversão, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para os cuidados específicos para os olhos, que, quando seguidos à risca, podem prevenir incômodos e garantir férias mais felizes.

Leia mais...

O que é leucocória?

   De origem grega, a palavra leucocória deriva de leuco (= branco) e coria (=pupila), e assim representa pupila branca. Em princípio, a leucocória devia ser facilmente perceptível à observação normal, a olho nu, mas vulgarmente também se chama leucocória àquela que só se pode observar em condições especiais, como seja através do oftalmoscópio, após dilatação pupilar, ou em fotografias com flash de câmaras compactas.

Leia mais...

Dicas Simples para uma Boa Saúde dos Olhos

Faça um exame Oftalmológico Completo:
Você pode pensar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, mas visitar seu oftalmologista para um exame completo é a única forma de ter certeza. Quando se trata de problemas simples, algumas pessoas não percebem que poderiam enxergar melhor se usassem óculos ou lentes de contato. Além disso, algumas doenças oculares crônicas comuns como o Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular, normalmente não apresentam sintomas.

Leia mais...

Oftalmologia pediátrica: cuidados com a visão nas férias escolares

A chegada das férias escolares é uma ótima oportunidade para realizar um check-up oftalmológico nas crianças, através da oftalmologia pediátrica. Estima-se que de 10 a 15% das crianças em idade escolar apresentam problemas oculares que podem influenciar o comportamento e o desempenho acadêmico.

Leia mais...

10 dicas para a prevenção de acidentes com os olhos

Algumas lesões, mesmo pequenas, podem gerar danos irreversíveis à sua visão. Na maioria das vezes, os acidentes acontecem por pequenos descuidos com objetos pontiguados, na falta de uso de equipamentos de proteção quando o trabalho exige ou o manuseio incorreto de produtos químicos. Quando, por um descuido, esses acidentes ocorrem, algumas medidas devem ser tomadas e a procura por atendimento oftalmológico deve ser urgente.

Mas como previnir e evitar acidentes com os olhos? Selecionamos 10 dicas importantes sobre casos comuns para o seu dia-a-dia:

Leia mais...

A estação do inverno deixa os olhos mais vulneráveis

A estação do inverno começa no mês de junho e os profissionais da saúde, sempre esperam um aumento da incidência de “doenças de inverno”. O inverno favorece o aumento no número de atendimentos oftalmológicos relacionados à “síndrome do olho seco” e “conjuntivites alérgicas”. Apesar de estarem ligadas as doenças típicas do inverno, esses sintomas também permanecerem em outras estações.

Leia mais...

Agendamento de consulta via WhatsApp

(85) 98844-4945

Emergência e Urgência

Todos os Direitos Reservados © Oftalmoclinica 13 de Maio
Clinica Dr. José Nilson S/C Ltda | CNPJ: 12.209.664/0001-44
Av. 13 de Maio, 1806 – Fátima - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3243-4477 / (85) 3206.3000 CEP: 60.040-531 – Fortaleza - Ceará - Brasil